Inspeção Técnica de Segurança
Como sabemos, o acidente é a consequência de diversos fatores que, combinados, favorecem a ocorrência do mesmo. Assim, a Inspeção de Segurança é uma vistoria técnica feita nos locais de trabalho, áreas externas e instalações, observando os riscos existentes.
Como exemplo de riscos, temos as seguintes situações:
-
falta de procedimentos de trabalho;
-
falta de identificação de riscos em máquinas e equipamentos;
-
armazenamento inadequado de produtos químicos;
-
falta ou uso inadequado de equipamentos de proteção individual;
-
falta de equipamentos de proteção coletiva;
-
desordem no ambiente de trabalho.
As situações de risco são detectadas a partir de visita técnica realizada pela equipe do Serviço de Segurança e Higiene do Trabalho, onde são avaliados itens preestabelecidos em checklist de segurança. Posteriormente, as informações são organizadas em relatórios específicos, denominados Relatório de Inspeção Técnica de Segurança (RITS), o qual traz em seu corpo as medidas de prevenção ou de correção necessárias, bem como delega atribuições aos responsáveis por sanar as não-conformidades encontradas.
Esta atividade, além de partir de conhecimentos prévios dos profissionais do Serviço de Segurança e Higiene do Trabalho, é embasada legalmente, onde utilizamos como referência as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (NR MTE), as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (IT CBMMG), Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e leis ou decretos de esferas federal, estadual e municipal.
Portanto, a Inspeção de Segurança é um instrumento fundamental para se obter um retrato qualitativo do ambiente laboral, onde a partir dai podemos elaborar medidas preventivas e corretivas.
CHECKLISTS APLICÁVEIS À INSPEÇÃO DE SEGURANÇA, QUER SEJA EM AMBIENTES OU MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS: