ENTENDA OS RISCOS DO USO DO CELULAR NO TRÂNSITO

O trânsito é composto por veículos, vias e pedestres, por isso cada um destes componentes devem funcionar de forma adequada para que haja segurança no trânsito. É fundamental que tanto os condutores de veículos, quanto os pedestres mantenham-se sempre atentos no trânsito.

PERIGOS DO CELULAR NO TRÂNSITO

O uso do celular no trânsito é um dos estímulos mais perigosos, pois interfere na atenção, dificultando detectar obstáculos nas vias, dificulta perceber pedestres e claro, retarda a ação em casos de riscos de acidente. Utilizar o aparelho enquanto dirige põe a própria vida em risco, como a dos pedestres e demais condutores.

AFINAL, PORQUE PROIBIRAM O USO DO CELULAR NO TRÂNSITO?

O c elular se tornou uma ferramenta muito presente no dia a dia para a comunicação. Com o tempo, as autoridades foram percebendo que o seu uso vinha prejudicando a atenção dos condutores, de forma que muitas ocorrências de acidentes fossem associadas ao uso de tal aparelho, tornando necessária uma medida para diminuir os riscos.

O trânsito demanda dos condutores a atenção difusa, de forma a perceber com rapidez aos inúmeros estímulos existentes como: pedestres, demais veículos, animais, buracos, sinalização, galhos, objetos na via, etc.

Desta forma, qualquer outro estímulo que exija atenção, faz com que o condutor se distraia, aumentando significativamente os riscos de acidentes e dificultando o reflexo.

INFRAÇÃO DE TRÂNSITO

Além de inúmeros prejuízos em casos de acidentes, o uso do celular também gera multa. A infração é do tipo média, cuja penalidade pode subtrair 4 pontos ao condutor, além de uma multa cobrada do proprietário do veículo.

Também é considerada infração o uso do aparelho em situações de congestionamento e semáforos, ou seja, quando a parada é temporária.

REFLITA

Diante disso, vale a reflexão sobre o que vale mais a pena, parar um instante para usar o celular com segurança ou continuar confiando que nada irá acontecer e um dia sofrer um acidente grave ou mesmo machucar outra pessoa?

O excesso de confiança é a maior barreira para a prevenção de acidentes!

Fonte: blog segurança do trabalho

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados