ROTULAGEM DE RECIPIENTES
Toda solução química preparada em laboratórios, para seu próprio uso ou de uso de outro Setor, deve conter um rótulo com: nome da solução, produto principal, produto secundário, usuário, procedência, data e o Diagrama de Hommel devidamente preenchido.
O Diagrama de Hommel é um sistema padrão para indicar a toxidade, a inflamabilidade e a reatividade de produtos químicos desenvolvido pela NFPA (National Fire Protection Association). Trata-se de um diagrama que possui sinais de fácil reconhecimento e entendimento, os quais podem dar uma idéia geral do perigo desses materiais. Veja um pouco mais no vídeo abaixo:
Para o preenchimento do Diagrama deve-se consultar as FISPQ’s (Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico), onde a classificação de cada produto químico pode ser encontrada.
Abaixo, algumas regras para realizar corretamente a rotulagem de recipientes.
- A etiqueta deve ser colocada no frasco antes de se inserir o resíduo químico para evitar erros;
- Abreviações e fórmulas não são permitidas;
- O Diagrama deve ser completamente preenchido, ou seja, os 3 itens (risco à saúde, inflamabilidade e reatividade);
- Se a etiqueta for impressa em preto e branco, esta deve ser preenchida usando canetas das respectivas cores do Diagrama;
- A classificação do resíduo deve priorizar o produto mais perigoso do frasco, mesmo que este esteja em menor quantidade.
Clique nos tamanhos para fazer o download dos modelo de etiqueta: 6×3,5 cm – 8×5 cm