Vida Útil e armazenamento
Vida Útil
A vida útil de EPIs de proteção respiratória é variável dependendo do tipo de contaminante, sua concentração, da frequência respiratória do usuário, da umidade relativa do ambiente e da conservação do produto pelo usuário, devendo sempre ser avaliada pelo responsável pelo uso do EPI.
Os cartuchos químicos e filtros mecânicos devem ser trocados sempre que se encontrarem saturados (entupidos), perfurados, rasgados e seus elásticos devem ser trocados sempre que estiverem soltos ou rompidos. As peças de reposição devem ser trocadas quando estiverem fisicamente danificadas, utilizando apenas peças de reposição do fabricante original do equipamento.
A vida útil de uma peça semifacial filtrante de todas as classes de eficiência de filtragem será definida pelos seguintes aspectos: higiene, dano ou resistência aumentada à respiração. Portanto, essas peças devem ser substituídas pelo usuário quando apresentarem danos, sujeiras ou causarem resistência respiratória perceptível, causando desconforto ao usuário.
As concentrações máximas para uso de peças semifaciais filtrantes contra aerodispersóides variam de acordo com o estilo da peça e o elemento filtrante que se utilize. Em geral, pode-se utilizar esses produtos em concentrações de até 10 vezes o limite de tolerância dos contaminantes. Nestes respiradores, não se executa nenhum tipo de manutenção tais como: lavagem, higienização ou troca de peças, por serem todos eles descartáveis.
Dependendo de suas dimensões e das condições de uso, os filtros de respiração são capazes de reter uma certa quantidade de contaminantes. Os filtros contra aerodispersóides em geral tendem a se fechar mais com o uso. A resistência respiratória aumenta. Quando os filtros contra gases são usados até o limite, atingindo sua saturação, o usuário sente o cheiro característico de um gás ou irritação da mucosa.
Armazenamento
Filtro contra gases ou combinados, novos podem ser armazenados na embalagem original de fabricação até 3 anos após sua fabricação. Após o vencimento desse prazo os filtros não devem ser usados.
Filtros contra aerodispersóides podem ser armazenados por tempo praticamente ilimitado.
Os filtros, uma vez abertos, mesmo que nunca usados, devem ser substituídos dentro de um prazo de 6 meses.