Alerta COVID – Contato com caso positivo
Tive contato com uma pessoa com covid-19. O que fazer?
A pandemia do Coronavírus já infectou milhões de pessoas em todo o mundo e dúvidas sobre o tema surgem a todo o momento. Saiba as principais orientações e procedimentos caso tenha tido contato com uma pessoa contaminada:
A principal forma de transmissão do Coronavírus é de pessoa para pessoa, através de saliva e secreções ou gotículas respiratórias, que são expelidas quando uma pessoa tosse, espirra ou fala.
Quando entramos em contato com alguém infectado e “pegamos a doença”, o vírus começa a se reproduzir em nosso corpo, e leva alguns dias até que ele exista em quantidade suficiente para ser detectado no teste. Esse tempo, em média, é de quatro a seis dias depois do contato com alguém que tenha o Sars-CoV-2. Sabendo disso, sempre temos de calcular esse período para, aí sim, fazer o teste PCR.
Quem teve contato próximo com casos confirmados de novo coronavírus (Covid-19) deve entrar em isolamento domiciliar pelo período de incubação, tempo em que a doença demora a se manifestar, que é de 2 a 14 dias, mesmo que não apresente sintomas. Para o Ministério da Saúde, essas pessoas são consideradas casos suspeitos.
Se teve contato com uma pessoa com COVID-19, mas estava de máscara, o risco é menor, mas existe a possibilidade de contaminação sim. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as máscaras devem ser usadas como parte de uma estratégia abrangente de medidas para suprimir a transmissão do Coronavírus e salvar vidas. Porém, apenas o uso dela, sem outras ações preventivas, não é o suficiente para proteger você e os demais. É necessário manter o distanciamento social de pelo menos 1 metro de outras pessoas e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.
É necessário lembrar que a maneira mais eficaz de prevenção à doença é o isolamento social, principalmente porque a maioria dos casos são assintomáticos.
Referência: