Alerta Covid: Distanciamento social

O novo coronavírus é transmitido, principalmente, por meio do contato com um indivíduo infectado ao tossir, espirrar ou falar. Por isso, uma das principais medidas adotadas em todo o mundo, a fim de frear a disseminação do vírus, é a diminuição do contato entre as pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o distanciamento social, que consiste na diminuição de interação entre pessoas que não moram no mesmo lar. 



Para reduzir o risco de transmissão do vírus, o Ministério da Saúde recomenda a manutenção da distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social, além do uso de máscaras, que podem funcionar como uma barreira física contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas. O decreto Municipal 5.450/2020 de Viçosa e o Protocolo do Plano Minas Consciente recomendam o distanciamento adequado entre as pessoas de 2 metros (4 metros ²), em todas as situações. Veja outras recomendações:

  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos.
  • Adote um comportamento amigável sem contato físico.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.

No caso de indivíduos com diagnóstico confirmado para COVID-19 é recomendado o isolamento domiciliar, separado das outras pessoas que residam na mesma moradia, conforme orientação médica a depender do quadro clínico da pessoa doente. Para casos suspeitos, a recomendação é adotar o isolamento domiciliar até receber o diagnóstico.

Em caso de dúvidas ou  sintomas ligue:

  • Telessaúde Covid19 (31) 3612-8000

  • Central Covid19 (31) 3891-0224

*O Alerta COVID é um boletim com informações de prevenção ao COVID-19 direcionado aos servidores da Universidade Federal de Viçosa.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados