Alerta COVID – Isolamento domiciliar
O Ministério da Saúde recomenda o isolamento domiciliar para casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.
Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se destinar um quarto e um banheiro para uso exclusivo do paciente. Nos casos de domicílios que não tenham mais de um quarto e mais de um banheiro, a recomendação é deixar o quarto para o paciente e que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo, seguindo as seguintes recomendações:
-
Mantenha a distância mínima de 1 metro entre a pessoa infectada e os demais moradores.
-
Limpe os móveis e maçanetas da casa frequentemente com água sanitária, álcool 70% ou outro produto recomendado pela Anvisa.
-
Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores devem ficar em distanciamento conforme orientação médica.
Outras recomendações para o paciente do são:
-
Mantenha a janela do quarto aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70%, água sanitária, ou outro produto recomendado pela Anvisa.
-
Mantenha a circulação restrita dentro da residência e com uso de máscara.
-
Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz o tempo todo.
-
Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe o vaso mantendo a tampa fechada, pia e demais superfícies.
-
Não compartilhe objetos pessoais, separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos para uso exclusivo.
-
Mantenha uma lixeira ao lado da cama, com saco plástico, para jogar o lixo. Quando o recipiente estiver cheio, a pessoa deve fechar a sacola e só depois despejar em lixeiras comuns, seja da casa, da rua ou do prédio.
-
Troque a própria roupa de cama. Se houver secreções na roupa de cama, deve-se embalar em um saco plástico antes de levar à máquina de lavar ou ao tanque.
-
Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70% ou outro produto recomendado pela Anvisa.
Em caso de dúvidas ou sintomas ligue:
-
Telessaúde Covid19 (31) 3612-8000
-
Central Covid19 (31) 3891-0224
*O alerta COVID é um boletim com informações de prevenção ao COVID-19 direcionado aos servidores da Universidade Federal de Viçosa.
Fontes: