Para retirada dos EPIS, o servidor deve seguir o procedimento abaixo:
1. Solicitar à chefia a emissão de Comunicação Interna (CI), contendo o nome, matrícula e uma descrição sucinta das atividades que serão executadas. Esta CI deve ser datada, carimbada e assinada pela chefia e terá validade para apenas o mês corrente;
2.Se dirigir ao almoxarifado do Serviço de Segurança e Higiene do Trabalho, no horário estipulado acima, portando a CI e os EPIS velhos para devolução (com exceção das luvas de borracha e protetores respiratórios descartáveis);
3.O servidor receberá os EPI e um treinamento sobre as particularidades dos mesmos. Para tal, o servidor deve se apresentar com tempo disponível, visto que o treinamento pode chegar a 1 hora de duração;
OBSERVAÇÃO: Quando os EPI forem roubados ou extraviados, tal situação deve estar contemplada na Comunicação Interna.
Ao longo do atendimento, são executados os seguintes procedimentos:
Avaliação da solicitação de EPI;
Avaliação dos EPI devolvidos;
Anamnese, para verificar o nexo da solicitação com o cargo, as atividades e seus riscos e definição dos EPI a serem fornecidos;
Separação dos equipamentos;
Solicitar a prova dos EPI que contém tamanhos;
Treinamento sobre as particularidades dos EPI e posterior registro em ficha de treinamento;
Registro na Ficha de Fornecimento e Devolução de Equipamento de Proteção Individual e recolhimento de assinaturas.
EPI’S fornecidos pelo Serviço de Segurança e Higiene do Trabalho
OBSERVAÇÃO:
Clicando sobre o nome do EPI, você terá acesso ao Procedimento Operacional Padrão do referido equipamento.
APROVADO PARA: Proteção dos olhos e face do usuário contra impactos de partículas volantes provenientes de serviços de soldagem com tonalidade e filtros de luz de auto escurecimento.
APROVADO PARA: Máscara utilizada para proteção dos olhos e face do usuário, contra impactos de partículas volantes multidirecionais, luminosidade intensa e radiações provenientes de serviços de soldagem, esmerilhamento, corte plasma e todos os tipos de solda elétrica, MIG, MAG e TIG.
APROVADO PARA: Proteção dos olhos do usuário contra impactos de partículas volantes frontais, no caso dos óculos com ventilação direta, e partículas multidirecionais, no caso dos óculos com ventilação indireta.
APROVADO PARA: Proteção dos olhos contra impactos de partículas volantes multidirecionais e radiações provenientes de operações de solda e corte com maçarico.
APROVADO PARA: Proteção dos olhos e face contra impacto de partículas volantes frontais. Proteger toda a extensão do rosto e pescoço contra impacto por partículas volantes e respingos de líquidos agressivos e, também, contra ofuscamento e calor radiante, onde necessário.
APROVADO PARA:Proteção das vias respiratórias do usuário contra a inalação de partículas sólidas, quando utilizados com filtros mecânicos ou combinados e contra gases e vapores, quando utilizados com filtros químicos ou combinados.
APROVADO PARA:Proteção das vias aéreas do usuário contra a inalação de partículas sólidas, pós, névoas, fumos e outras substâncias nocivas ao ser humano.
APROVADO PARA:Proteção do tronco e membros superiores do usuário contra agentes abrasivos, escoriantes e térmicos provenientes de operações de soldagem e processos similares.
APROVADO PARA:Proteção dos membros superiores contra agentes químicos.
Luva Isolante para Alta e Baixa Tensão
ALTA TENSÃO – APROVADO PARA: Proteção das mãos do usuário contra choques elétricos para as tensões máximas de uso de 1000v para classe 0, 7500v para classe 1, 17000v para classe 2, 26500v para classe 3 e 36000v para classe 4.
BAIXA TENSÃO – APROVADO PARA: Proteção das mãos do usuário contra choques elétricos para as tensões mínimas de uso de 500V (pico de 2500V).
APROVADO PARA:As luvas de vaqueta são utilizadas como cobertura das luvas isolantes de borracha (Alta e Baixa tensão – sobrepostas a estas) e destina-se a protegê-las contra perfurações e cortes originados de pontos perfurantes, abrasivos e escoriantes.
APROVADO PARA:Proteção das mãos do usuário contra riscos mecânicos conforme níveis de desempenho e contra a ação de produtos químicos, tais como: classe A – Tipo 2: Agressivos básicos; Classe C – Tipo 1: Hidrocarbonetos Alifáticos; Tipo 2 Hidrocarbonetos Aromáticos; Tipo 3: Álcoois; Tipo 4: Éteres; Tipo 6: Ácidos Orgânicos; Tipo 8: Éteres.
APROVADO PARA: Proteção das mãos do usuário contra agentes abrasivos, escoriantes, cortantes e perfurantes e contra agentes químicos (álcoois primários (a), compostos de nitrila (c), hidrocarbonetos saturados (j), bases inorgânicas (k) e ácidos minerais inorgânicos (l).
APROVADO PARA:Proteção das mãos do usuário nos trabalhos pesados contra agentes abrasivos, escoriantes e riscos mecânicos leves, tais como perfurações e cortes originados de pontos perfurantes em chaparias, ferragens, madeiras, fundições e em serviços em geral.
APROVADO PARA:Proteção das mãos do usuário contra agentes abrasivos, escoriantes e riscos mecânicos leves, tais como perfurações e cortes originados de pontos perfurantes.
APROVADO PARA:Proteção das pernas do usuário contra agentes abrasivos, escoriantes e térmicos provenientes de operações de soldagem e processos similares.
APROVADO PARA:Utilizado para proteção dos pés em nos locais úmidos, lamacentos, encharcados, concretagem, ambientes que proporcionem contato com sangue, com derivados de petróleo, óleos, produtos químicos, ácidos e solventes.
APROVADO PARA:Proteção do tronco e membros superiores do usuário contra umidade proveniente de operações com uso de água e contra agentes meteorológicos.
EPI PARA PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS COM DIFERENÇA DE NÍVEL
APROVADO PARA:Proteção do usuário contra riscos de quedas em trabalhos em altura. Proteção do usuário em caso de queda, nos trabalhos em altura ou locais onde seu uso é necessário.